Os óculos de sol são todos iguais?

Os óculos de sol são mais do que um acessório de moda

Na hora de escolher uns óculos de sol, a estética é normalmente o fator decisivo e a proteção fica para segundo plano. 

Existem muitos tipos de óculos de sol, cujos estilos se adaptam a diferentes tipos de pessoas ou diferentes atividades, mas os óculos de sol são mais do que apenas um acessório de moda e as lentes aplicadas nos óculos de sol não são apenas placas coloridas para condizer com a cor da armação.

Gostaria de fazer uma escolha mais informada? Continue a ler este artigo.

Funções e tonalidade das lentes

Os óculos de sol estão disponíveis com uma grande variedade de lentes porque existem diferentes tipos de filtros, diferentes materiais, diferentes tonalidades, diferentes intensidades… Mas todas têm uma coisa em comum: são fundamentais para proteger os nossos olhos da radiação ultravioleta (UV). 

Agora que já percebeu que as lentes são importantes, escolher a melhor pode parecer uma tarefa complexa, mas nós vamos ajudar.

Cada tipo de lente tem uma função e nós vamos ajudar a perceber qual a melhor, ou seja a mais indicada para si.
Para além da proteção UV, as lentes têm diferentes tonalidades de coloração, para filtrar a luz visível, conforme a sua intensidade e a sensibilidade dos utilizadores. 

Mas nem sempre é fácil perceber as diferenças e, para facilitar a escolha, foram criadas 5 categorias:

  • Categoria 0 – As lentes desta categoria absorvem até 19% da luz, ou seja, são muito claras pois deixam passar bastante luz. Por isso, são indicadas para dias nublados, para interiores e para conduzir de dia ou de noite. 
  • Categoria 1 – Absorvem a luz entre 20% a 56%, sendo indicadas para dias nublados, com sol encoberto ou durante o amanhecer ou entardecer, na cidade e para condução apenas diurna.
  • Categoria 2 – As lentes desta categoria absorvem a luz entre 57% a 81%, sendo por isso medianamente escuras, sendo ideais para usar em condições de sol pouco intenso, no campo ou na cidade e condução diurna.
  • Categoria 3 – Estas lentes absorvem a luz entre 82% a 92% e são perfeitas para usar durante o dia, com bastante sol, na praia, na montanha, no campo, ou na cidade, em qualquer altura do ano e para condução diurna pois, apesar de serem bastante escuras, permitem uma boa visibilidade. 
  • Categoria 4 – São muito escuras, absorvendo 93% a 100% da luz e, por esse motivo, a visibilidade é reduzida. Apenas podem ser utilizadas em situações de extrema luminosidade, intensificada pela reflexão da luz, sendo indicada para desportos na água ou na neve. Não podem ser usadas para condução, nem mesmo de dia.

Resumidamente, as lentes mais claras são as de categoria 0 e as mais escuras são as de categoria 4. 

Alguns fabricantes também designam estas 5 categorias de lentes por tonalidades A, B, C, D e E, sendo a A a mais clara e E a mais escura, mas é apenas uma questão de nomenclatura, pois correspondem às categorias acima descritas.

As lentes mais escuras, que deixam passar menos luz, serão melhores?

Normalmente confunde-se a coloração da lente com a capacidade que a mesma tem de filtrar a radiação UV, ou seja, associa-se as cores mais escuras a uma maior proteção. No entanto, essa teoria não podia estar mais errada. A filtragem da luz e a proteção são coisas distintas!
O filtro não está na cor, mas sim na matéria das lentes. Por exemplo, uma lente pode ser clara e ter 100% proteção UV.

É importante perceber que lentes mais escuras sem uma boa proteção UV são mais prejudiciais do que benéficas, pois as lentes escuras fazem a pupila dilatar, à semelhança do que acontece num quarto escuro, deixando os olhos mais expostos à radiação UV!

As lentes que encontramos na maior parte dos óculos de sol são as de Categoria 3, porque se adaptam à maior parte das situações. Ou seja, as lentes mais claras ou mais escuras só são utilizadas para situações específicas, como explicamos na descrição das categorias.

Podemos escolher a tonalidade, a cor e o tipo de filtro das lentes, mas a proteção não se consegue ver ou sentir. 

Outras informações a ter em consideração na escolha dos seus óculos de sol

Já sabemos quais as diferenças entre as tonalidades das lentes mas, como referimos no início, a principal função dos óculos de sol é a proteção da radiação UV.
Para que os seus olhos tenham uma boa proteção solar, as lentes devem ter entre 99% a 100% proteção UVA e UVB até 400 nanómetros.

Estes são os requisitos básicos de segurança, definidos pela União Europeia, sendo os óculos de sol, que as cumprem, atestados com a marca CE (conformidade europeia), que se pode encontrar no interior das hastes. No entanto, essa marca, só por si, não garante que os óculos tenham proteção. De facto, a marca CE é encontrada muitas vezes em óculos que não têm proteção nem qualidade ótica. É necessário que a marca CE seja acompanhada pela documentação que a comprove.

Além disso, as lentes têm que ter qualidade ótica, ou seja, proporcionar uma visão nítida e confortável. 

Se sentir dores de cabeça, tonturas, distorção da imagem, reflexos quando o sol incide nas lentes e der por si a franzir os olhos com os óculos de sol colocados, o mais provável é que as lentes dos seus óculos de sol não tenham qualidade ótica. 

Para poupar, muitas pessoas acabam por comprar réplicas de baixo valor, mas o barato pode sair caro.

A melhor forma de garantir que os seus óculos de sol têm proteção é adquiri-los apenas em estabelecimentos de ótica certificados, pois os modelos disponibilizados cumprem as normas definidas pela União Europeia.
No entanto, se tiver dúvidas pode consultar o folheto informativo, que lhe foi entregue juntamente com os óculos, ou a declaração de conformidade que está disponível na página do fabricante, na internet. 

No Centro Óptico Santa Luzia também existem equipamentos para avaliar a filtragem das suas lentes. Pode trazer-nos os seus óculos, com ou sem graduação, claros ou escuros, para medir e ficar a saber se os seus olhos estão bem protegidos.
Agora que já conhece os vários tipos de lentes, já consegue escolher as mais indicadas para si, conforme as situações em que as vai utilizar, e já sabe como ter a certeza de que têm uma boa proteção.

Quanto aos óculos, deve escolher os que melhor se adaptam ao seu estilo e personalidade, certificando-se sempre que têm uma boa cobertura e que estão bem ajustados ao rosto, para que não haja passagem de luz e assim garantir uma boa proteção dos olhos e da pele circundante.
Não se esqueça que a radiação UV está sempre presente durante o dia, mesmo quando o sol está encoberto, seja verão ou inverno.

Depois de escolher os seus óculos de sol use e abuse deles, pois a proteção nunca é demais!