Quando a luz atravessa o olho e não se foca corretamente na retina, devido a uma alteração do tamanho ou curvatura do olho, a visão não é nítida.
É o que se chama Ametropia.
Corrigir a visão com lentes ajuda a focar a luz na retina e a corrigir a Ametropia.
Vamos falar aqui das ametropias mais comuns.
É do conhecimento geral que um míope vê mal ao longe, o que, por vezes, o coloca em situações complicadas, como apanhar o autocarro 103 em lugar do 108, ou não cumprimentar um amigo que passa no outro lado da rua.
Mas a miopia também tem as suas vantagens, pois um míope vê muito bem ao perto. E quando chega aos 40 anos começa a tirar os óculos para ler, facto considerado estranho pela maior parte das pessoas que, nessa idade, tem que usar óculos para ver ao perto.
A miopia pode explicar-se como sendo um defeito refrativo caracterizado pelo alongamento do olho. Desta forma, a luz que entra no olho é focada antes de chegar à retina e, por esse motivo, muitas vezes é denominada “vista curta”.
Pode aparecer em qualquer idade, sendo mais frequente surgir no final da infância ou na adolescência.
É importante fazer despistes visuais desde criança, quando se tem antecedentes familiares, pois a miopia é hereditária. Mas a sua compensação, na altura certa, permite o normal desenvolvimento da visão e a prevenção de complicações que possam surgir mais tarde.
A miopia pode ser compensada com óculos ou lentes de contacto e, em muitos casos, depois de estabilizado o seu desenvolvimento, pode ser possível corrigir com cirurgia.
A Hipermetropia é um problema visual comum que afeta muitas pessoas.
Se é hipermétrope, pode sentir dificuldade em focar objetos próximos. Isto ocorre porque o comprimento do olho é menor do que o normal e a imagem foca-se depois da retina, resultando em visão desfocada e cansaço ocular, ao realizar atividades de leitura, escrita ou trabalhos que exijam esforço visual de perto.
A Hipermetropia não é uma sentença permanente.
Existe uma prevalência para surgir na infância, podendo em muitos casos ser corrigida e acabar por desaparecer.
Existem várias opções de correção disponíveis para melhorar a sua visão e proporcionar mais conforto no dia a dia, que podem incluir óculos ou lentes de contacto. Assim poderá desfrutar de uma visão clara e nítida, tanto ao perto quanto ao longe, e realizar suas atividades diárias com mais conforto e facilidade.
O astigmatismo é provavelmente uma das ametropias mais incompreendidas. Até o próprio nome é desafiador e muitas vezes é chamado incorretamente de “estigmatismo” ou “estrabismo”.
Os astigmatas têm a curvatura das superfícies óticas irregular, o que provoca uma deformação, sombra ou “arrastamento” na imagem.
Tal como a hipermetropia e a miopia, dependendo da gravidade, é facilmente corrigido com óculos, lentes de contacto e até cirurgia.
A Presbiopia é a palavra científica para designar o que a maior parte das pessoas conhece como vista cansada.
Alguns dos sintomas mais comuns da Presbiopia incluem dificuldade em ler letras pequenas e ter que afastar os objetos, para os conseguir focar.
Provavelmente já ouviu alguém dizer que os braços estavam a ficar curtos…
Se a tarefa é muito exigente ou o esforço visual é continuado, pode também originar fadiga ocular e dores de cabeça.
E quando isso acontece e esticar os braços já não resolve o problema, a solução passa por usar óculos para perto, progressivos, lentes de contacto ou cirurgia.
De um modo geral, tornamo-nos Presbitas a partir dos 40 anos de idade. Mas não fique preocupado! A Presbiopia é um processo natural relacionado com a perda de flexibilidade do Cristalino (a nossa lente biológica) e a perda de força dos músculos ciliares (que controlam o Cristalino).
Para adiar a Presbiopia ou para controlar a sua evolução, deixamos aqui algumas dicas:
– Use óculos de sol com filtro UVA e UVB, para minimizar as alterações do cristalino
– Se trabalhar mais do que 4 horas por dia com dispositivos digitais, use lentes que filtrem a Luz Azul-Violeta
– Reduza o brilho e o contraste dos ecrãs
– A cada 30 minutos faça uma pausa do trabalho em visão próxima, olhando para longe, para relaxar o Cristalino
– Trabalhe ao perto com uma boa luz, de preferência luz natural, pois isso vai reduzir o diâmetro da pupila, melhorando a focagem
– Aumente o tamanho da letra 1 ou 2 pontos, sempre que possível
– Não compre óculos graduados ou pré-graduados sem ter uma receita atualizada
– Use a graduação correta e atualizada, enquanto se sentir confortável, e corrija-a apenas quando necessário
– Ingira mais alimentos que forneçam Omega 3, Omega 6 e Vitamina A ao organismo
Copyright © 2025 Centro Óptico Santa Luzia
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação neste site e para fins estatísticos, de marketing e publicidade. Para continuar, selecione uma das opções: